Laércio de Menezes fine art photography

Bio

Nascido em 1956 em Bagé-RS, desde 1971 mora em Porto Alegre, que tem como cartão postal o Rio Guaíba e seu por do sol, cidade agradável com influência europeia em sua arquitetura e cultura.

Desde pequeno tinha fascínio por imagens, se encantava com as fotografias que via em livros de história... e ficava a imaginar, sonhar e criar estórias. Fez seu primeiro curso de fotografia em 1981, após, quando morou na Califórnia (USA) estudou diversas disciplinas de fotografia no Orange Coast College, aproveitando também esta estada para visitar exposições fotográficas em museus e galerias especializadas, aperfeiçoando assim o seu olhar.

Fez até o presente momento 17 exposições (Porto Alegre, Novo Hamburgo, Rio de Janeiro e Brasília) com temas variados: em cor- temas urbanos e abstratos; em preto e branco- paisagens, nus, abstrato e fotografia documental. Recentemente, com o portfólio que abre este site, Laércio tem a intenção de fazer um projeto de longo prazo, denominado Ode Marítima, com um portfólio de imagens sobre a área costeira, o encontro entre o mar e a terra. Nesta primeira etapa do projeto Ode Marítima, apresenta fotografias do Oceano Pacífico, na costa Chilena.

Entre os anos de 2003 e 2009 foi professor de fotografia nas Universidades de Caxias do Sul (UCS) e Luterana do Brasil (ULBRA) nas disciplinas de fotografia e laboratório em preto e branco, fotografia editorial, oficina de estúdio e fotografia ambiental.

Gosta de trabalhar em temas específicos, que como autor, permitam concentrar em todos os aspectos do assunto escolhido, com o máximo cuidado quanto à composição e iluminação.

Nem sempre é possível estar no momento certo, ou ter a iluminação ideal, mas é possível retratar o que é real e fazer a interpretação pessoal de uma imagem.

Vera Stona

Web Development: Eduardo Veit